A prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, recebeu nesta quinta-feira (27) o prêmio “Prefeita Inovadora 2025”, concedido pela Rede Cidade Digital (RCD), em reconhecimento à implantação da Maia, assistente virtual de atendimento ao cidadão da Prefeitura de Uberaba.

O certificado e o troféu foram entregues durante o Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes do Triângulo Mineiro, realizado pela RCD no Parque Tecnológico, em Uberaba, com a presença de gestores públicos da região e especialistas.

“Nossa assistente virtual oferece atendimento à comunidade 24 horas por dia, levando informação com agilidade e assertividade. A Maia também é uma fonte de dados importante para identificarmos quais serviços públicos precisam ser melhorados”, destacou Elisa.

Disponibilizada no site da Prefeitura, a ferramenta oferece informações sobre os serviços públicos e esclarece dúvidas dos cidadãos. Por meio do chatbot, é possível identificar a unidade de saúde mais próxima, emitir a guia do IPTU e reportar buracos nas vias, com envio de foto e localização pelo sistema.

A Maia – sigla para Melhor Atendimento de Inteligência Artificial – contabilizou 8.226 atendimentos entre julho e outubro deste ano. Entre os temas mais procurados na plataforma estão IPTU, tributos municipais, turismo, saúde e educação.

Elisa também foi palestrante no evento desta quinta, ao lado de convidados que apresentaram práticas inovadoras nas gestões municipais. Além da Maia, a prefeita apresentou o Licenciamento Ambiental Digital (LAD), o Arbolink – aplicativo de gestão digital de arborização urbana – e o programa Saúde SIM, que tem descentralizado o atendimento de saúde e levado consultas e exames aos bairros por meio de carretas itinerantes.

A prefeita destacou a criação do Comitê de Inovação e Tecnologia, grupo instituído para pensar de forma conjunta a agenda de tecnologia da Prefeitura, acompanhar a execução das soluções e garantir a continuidade dos projetos.

Segundo Elisa, uma das próximas novidades na área de inovação é a implantação do GeoURA, plataforma integrada de dados para ampliar a transparência das informações e o controle dos instrumentos da política urbana.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *