
A prefeita de Uberaba e presidente do Consórcio de Urgência e Emergência do Triângulo Sul (Cistrisul), Elisa Araújo, inaugurou nesta segunda-feira (24), em Fronteira e Pirajuba, as duas primeiras das 17 bases descentralizadas do Samu Regional, ao lado do secretário de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti.
Conforme a presidente do Cistrisul, o Samu Regional começará a funcionar no próximo mês beneficiando cerca de 800 mil pessoas dos 27 municípios que integram a Macrorregião de Saúde do Triângulo Sul. Na região, apenas Uberaba contava com Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.
Uberaba sediará a Central de Regulação do Samu Regional e uma das bases descentralizadas, equipada com cinco ambulâncias. Até dezembro, todas as 17 bases distribuídas pelos 27 municípios serão entregues.
“A estrutura do Samu em Uberaba já está consolidada e, agora, com a implantação do serviço regional, ampliaremos a assistência aos municípios menores, que dependem da nossa cidade para atendimentos de alta complexidade. Com essa descentralização, vamos salvar vidas com ainda mais rapidez”, afirmou Elisa.
Com a Central de Regulação na cidade, todas as chamadas feitas ao 192 na região serão atendidas em Uberaba, onde equipe médica avaliará qual hospital da região mais adequado ao paciente.
Durante a solenidade, o secretário estadual de Saúde parabenizou a prefeita de Uberaba e presidente do Cistrisul pela liderança no processo de implementação do Samu Regional no Triângulo Sul. Segundo Baccheretti, com esse avanço, Minas Gerais alcançará 100% de cobertura do Samu em todo o Estado.
A partir de convênio de R$ 18,4 milhões firmado entre o Governo de Minas e o Cistrisul, foram adquiridas 24 ambulâncias, equipamentos e materiais para as bases descentralizadas. São 19 ambulâncias de suporte básico e outras cinco de suporte avançado.
Os profissionais selecionados para atuar no serviço regionalizado, por meio do processo seletivo realizado pelo Cistrisul, iniciarão o treinamento em 1º de dezembro.