
A prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, visitou nesta quarta-feira (12) as obras de drenagem e contenção no bairro Jardim Anatê, acompanhada do presidente da Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau), Rui Ramos. Com investimento de R$ 7,5 milhões, o conjunto de intervenções busca evitar alagamentos na região.
As obras começaram pela construção de muro de contenção em gabião no córrego Desbarrancado. A estrutura, concluída em março, recebeu investimento de R$ 737 mil, custeado com recursos do duodécimo devolvido pela Câmara Municipal à Prefeitura de Uberaba, na gestão do ex-presidente da Casa, Fernando Mendes.
“No final de 2024, tivemos chuvas muito fortes, o que aumentou ainda mais o risco na região. A obra era urgente para garantir a segurança das famílias e preservar as casas que estavam em risco de desmoronamento”, relembrou Elisa.
Atualmente, uma das frentes de trabalho está na Avenida Aurora Fuzzo Fuzaro, onde a galeria pluvial está sendo ampliada com novas aduelas de concreto para aumentar a capacidade de vazão da água. Também está em execução a implantação de 1.100 m de rede de drenagem pluvial entre a rotatória de acesso ao Anatê e o Gameleiras 3.
“As chuvas fortes deixavam o bairro intransitável. Não dava para entrar nem sair. Agora, com esse investimento, as vias estão preparadas para suportar o volume de água, porque reforçamos todo o sistema de drenagem”, destacou a prefeita.
Segundo o presidente da Codau, as duas frentes de trabalho estão previstas para serem concluídas até o final deste ano. “São obras como essas que garantem segurança e evitam transtornos quando a chuva vem, permitindo que a água escoe de forma adequada, sem causar problemas aos moradores”, concluiu Rui Ramos.